UMA FILOSOFIA NORDESTINA
Cada pessoa, cada nação e cada povo têm o seu modo próprio de agir.
Quando a filosofia se preocupava com o reflexo da inteligência sobre as causas primeiras, havia os verdadeiros sábios.
Com o passar dos tempos, surgiram pessoas enciumadas pela inveja à sabedoria por excelência, e tentaram subornar ou plagiar as sumas obras filosóficas. Tais pessoas tidas por filósofos eram os chamados sofistas ou pseudossábios. O estudo crítico e comparativo dos textos filosóficos, os juízes do juízo crítico, chegaram a esta conclusão.
Hoje pouquíssimas pessoas têm mentalidade voltada para o estudo da Filosofia Pura ou arte de refletir. Fala-se em filosofia social. Do imediato.
Nos tempos modernos conhece-se filosofia como modo de viver de cada um. Baseados nisso descrevemos a curiosa maneira de viver de anônimas personagens nordestinas, geralmente "folgazãs" ou ricas.
Ainda há figuras como comerciantes ou industriais que se caracterizam pelo seu aspecto sizudo, charuto na mão, olhar "donjuanesco" (embora carifranzido, feio e desengonçado) e ventre inesteticamente avantajado. A beberonia de cerveja, vinho e ponche, em excesso, os torna bazulaques.
Ganhar dinheiro, tomar pileque, mudar de secretária, comprar carro do ano, não valorizar a sua terra, ter uma boa fazenda para saborear buchadas e churrascos é o objetivo desses ricóides temporários. Todas as noites dão uma de Nicodemos, mas na casa de um umbandista, visitando pretos velhos e orixás, para receber passes magnético-financeiros de interesse comercial. Amedrontam os sem-teto com a superada e obsoleta expressão: - "Você sabe com quem está falando? Meus filhos são Dr. Fulano e Dr. Sicrano. Sou analfabeto, mas conheço o estrangeiro".
Não sabem que o Brasil tem coisa mais bela. Desconhecem a grandiosidade natural do universo brasileiro, as criações anônimas e as suas curiosidades.
Para se conhecer bem a ideologia do nosso povo, basta fazer excursões pelo Brasil.
A nossa magnífica fauna com milhares de espécie de pássaros ainda desconhecidos. Viagens para conhecer e adquirir conhecimento, conversando diretamente com quem lida com tudo isso que você desconhece e intenta saber, é uma fonte de conhecimento e lazer.
E a nossa flora? É a mais impressionante e variada do mundo. Em a natureza está contido tudo que é misterioso e maravilhoso para a admiração do homem.
A terceira coisa que faz parte da ação do homem em meio natural é a descoberta de técnicas, invenções, o espírito de decisão e o conviver com as diferenças.
O que nos falta é comunicação e espírito de brasilidade.
Por que tanta indiferença? Cego de tanto egoísmo o homem mergulha na ignorância e não enxerga a pequenez da insignificância de seus atos efêmeros.
Este modo de pensar, agir e viver, é um repúdio aos princípios éticos, estéticos e racionais do homem civilizado.
Conhecendo-se o povo, a nação e o governo, conhece-se sua filosofia.
Ainda bem que esse tipo de pensamento e atitude está em extinção e os instrumentos através dos quais eles procedem, também.
Espaço
ACACCIL

Academia Caruaruense de Cultura Ciências e Letras
GENIVAL VICENTE
genivalvlima@gmail.com
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir